Receba nossas atualizações:

Holambra – Bate e Volta

Home > Destinos > América do Sul > Holambra – Bate e Volta

07.08 2017
Holambra – Bate e Volta
26

Há muito tempo planejávamos uma visita a Holambra, colônia holandesa, que faz parte da microrregião de Campinas, São Paulo. Ela foi fundada em 1991 e seu nome se deve a junção das palavras Holanda, América e Brasil.

A cidade se destaca por sua qualidade de vida e pelo melhor índice de segurança do país. Ponto positivo para essa cidade encantadora! Além disso, Holambra também se destaca como o maior centro de produção de flores e plantas ornamentais da América Latina.  Aposto que muitos não sabiam dessa fama ainda!

portal da cidade de holambra

Ela é considerada oficialmente uma estância turística (título concedido pelo governo de São Paulo a municípios que apresentem características turísticas e determinados requisitos. Elas devem dispor de infra-estrutura e serviços direcionados à atividade turística. Os municípios com este status podem receber aportes financeiros específicos para incentivo ao turismo) e anualmente promove a maior exposição de flores da América Latina, a Expoflora.

rua do boulevard holandes

Expoflora

Essa exposição é realizada anualmente desde 1981 (sempre em Setembro) e é a maior exposição de flores e plantas da América Latina. O evento é enorme e atrai anualmente cerca de 300.000 visitantes. Ou seja, se você está pensando em visitar a cidade nessa época, então você deve se planejar com antecedência (reservar hotel, passeios, passagem).

O principal objetivo da exposição é a divulgação da cultura holandesa de diversas formas. Além disso, ela também destaca o trabalho desenvolvido pelos imigrantes ou por seus familiares nas atividades rurais no município. A cultura é uma questão muito importante na cidade, uma prova disso é o decreto que determina um desconto no IPTU do imóvel que possuir traços arquitetônicos em suas fachadas frontais e laterais que guardem características típicas holandesas. Adoramos essa iniciativa!

flores em estufa com sol ao fundo

Como chegar

**Saindo de São Paulo

Para quem mora em São Paulo é fácil fazer um bate e volta para Holambra, que foi o nosso caso. A cidade está situada a cerca de 130 km de distância (equivalente a 1h e 50 min). Claro, que os visitantes com mais tempo  disponível podem ficar hospedados na cidade e aproveitar um pouco mais do clima holandês!

Leia mais: Reserva de hotel

**Saindo de outras cidades

Para quem vem de outros estados do Brasil, a melhor opção é o aeroporto de Campinas, que fica localizado a cerca de 60 km de Holambra. De lá, as melhores opções para os visitantes são: alugar um carro ou reservar um transfer.

Leia mais: Google Voos

O que fazer em Holambra

**Boulevard Holandês

O Boulevard Holandês fica na Rua Dória Vasconcelos, que foi transformada em um boulevard (ou calçadão) para fortalecer o turismo em Holambra. Ele é um dos principais pontos turísticos da cidade e um lugar muito agrádavel para passear. Lá encontramos dois dos restaurantes mais famosos da cidade, Martin Holandesa e Casa Bela, além de algumas lojinhas de artesanato e casas de doces.

casas coloridas do boulevard holandes

**Campos de Flores

Esse é o passeio mais esperado da cidade e isso se justifica pela beleza dos campos de flores. A primeira coisa que vocês devem saber é que esse passeio precisa ser reservado com uma agência credenciada. Isso mesmo! Os campos de flores não ficam abertos para visitação.

campo de flores coloridas em holambra

Logo no portal da cidade, quando paramos para tirar fotos, nós pegamos um mapa de Holambra e algumas informações. Nesse material, encontramos o contato dos guias credenciados para fazer esse tour. Nós escolhemos a empresa Real Holambra (contatos: Armando e Marcelo, sócios da empresa).

flores em estufa em holambra

Nossa passeio foi um city tour + a visitação aos campos de flores. Nós conhecemos duas produções de flores e plantas: uma propriedade de gérberas (em estufas) e uma propriedade de crisântemos em campos e estufas. Nesta propriedade também encontramos estufas de lisiantos e campo de rosas vermelhas.

Infelizmente não conhecemos nenhum campo de girassóis, pois eles haviam sido colhidos uma semana antes da nossa visita. Então se vocês quiserem ver alguma coisa específica liguem antes para se informar! Com certeza, nós voltaremos para ver os famosos girassóis e tirar muitas fotos.

campo de flores em holambra

Dica: usem um tênis velhinho, pois é irresistível tirar fotos no meio dos campos de flores, mas esse espaço é de terra e fica cheio de lama. (experiência de quem não pensou nisso e estava usando tênis branco. Desastre total!!)

**Moinho Povos Unidos

Vocês já devem ter visto diversas fotos desse moinho, afinal é um dos símbolos da cidade. (Tiramos diversas fotos, afinal é irresistível para um viajante não ter diversos clicks em um lugar tão lindo.) Ele é uma cópia dos tradicionais moinhos holandeses e foi construído pelo arquiteto holandês Jan Heidra. O Moinho Povos Unidos tem 38,5 metros de altura e funciona pela força dos ventos e moendo grãos. Lá possível obter informações turísticas por meio do atendimento no Serviço de Apoio ao Turista, que está localizado dentro do moinho.

moinho povos unidos com ceu azul de fundo

Onde Comer em Holambra

**Martin Holandesa

Se você já pesquisou sobre Holambra, então o restaurante Martin Holandesa já apareceu nas buscas, afinal é um dos mais conhecidos da cidade. Ele fica no Boulevard Holandês e foi a nossa escolha para o almoço. Como nós queríamos provar mais de um item do cardápio, resolvemos pedir um combinado para experimentar mais opções!

linguiça batatas e croquetes do martin holandesa

**Casa Bela

O Casa Bela é outro restaurante famoso da cidade. Infelizmente, nós não tivemos a oportunidade de visitar, mas vamos voltar na nossa próxima visita! O restaurante é super charmoso, com algumas mesinhas do lado de fora e serve comidas típicas da Holanda.

**Confeitaria Zoet en Zout

Essa é a confeitaria mais famosa da cidade e nós não poderíamos deixar de provar alguns dos doces mais famosos. Nós escolhemos apfelstrudel e uma torta de baunilha. Na verdade, nós queríamos provar o stroopwafel especificamente, que é um biscoito de origem holandesa. Ele significa “waffle com calda” e é formado por duas finas partes de massa em forma de disco.

apfelstrudel da confeitaria zoet en zout

torta de baunilha da confeitaria zoet en zout

Valeu muito a pena provar!! Amamos o stroopwafel da Confeitaria Zoet en Zut e levamos para comer em casa!

**The Old Dutch

Nós não visitamos o The Old Dutch, mas lemos várias indicações em outros sites, então quem tiver mais tempo na cidade, por favor, vistem e nos contem a experiência de vocês.

campo de flores coloridas em holambra

Quem já conhece Holambra pode nos contar sobre a experiência de visitar essa cidade linda nos comentários! Adoraremos ler e quem sabe já anotamos dicas para a próxima visita.

Beijos

  • Glaucia

    Essa cidade é fofa demais. Preciso conhecer 😍

  • Marilisa Domingues

    Ahn Holambra, adoro essa cidade. Quando soube dos campos de girassóis fui imediatamente haha a loka! Ameii demais, além dos campos de flores, Holambra é uma cidade encantadora e colorida.. Gastronomia maraa!! Adorei seu post beijos

    • Obrigada!!! Vou fazer a mesma coisa quando voltarem os girassóis!

  • Renata Sucena

    Olha que curiosidade legal, não sabia a origem do nome. Gostei, fui há muito tempo, preciso voltar, deve ser uma ótima opção para um passeio de final de semana! 🙂

    • Sim! Perfeito para um final de semana!

  • Erik Trovão Diniz

    Eu não fazia a menor ideia do motivo do nome da cidade ser Holambra (rsrsrs). Não conheço a cidade ainda, mas pretendo ir um dia (e não quero perder o campo de girassóis!!). Suas dicas estão ótimas!!

    • Hahahha… o nome é ótimo! Eu também quero conhecer o capo de girassóis!

  • Anna Claudia Rodrigues

    Ainda não conheço Holambra, mas já estou convencida a ir. O destino está super em alta rsrs… sem contar que é um charme só! próxima ida a SP com mais tempo, quero dar um pulinho lá sim.

  • Jaqueline Caixeta

    Pelo visto vale super a pena!! Amei os campos de flores e já coloquei na minha lista. Obrigada por compartilhar! Beijos

  • Essa cidade é um charme. Pra fazer um book é perfeito! Lindas fotos. Deu vontade de conhecer com seu relato. Obrigada!

  • Alexandre Nunes

    Essa cidade é linda… parece uma cidade encantada! Um pedacinho da Europa no nosso Brasilzão! O estado de Sao Paulo tem muito lugar show que nem esse. Muito legal seu post. Abraços

    • Verdade! Temos inúmeros lugares legais como Holambra por perto!

  • Antes de mais nada, sempre fiquei me perguntando o porquê de se chamar Holambra (sabia que era alusão a Holanda), mas tua explicação explodiu minha mente. Muito bom! Haha

    Quando estiver em SP novamente, dependendo da época, vou visitar esse lugar lindo!

    • Hahahahah… que bom que ajudamos!! Você vai amar!

  • Aninha Lima

    Esse lugar é Super charmosinho… tenho visto bastante no meu Instagram sobre ele. Pena que do RJ não dá para fazer um final de semana, acho que fica meio longa a viagem, mas está na minha listinha quando eu estiver por São Paulo.

    • Verdade! Saindo do Rio é uma viagem mais longa. Seria ideal combinar uns dias em SP + Holambra.

  • Conheci e amei a cidade também! A cidade nos ganhou na decoração, no charme da simplicidade e na gastronomia! Lugar para visitar em toda época do ano!

  • Flavia

    Nós amamos holambra, mas pena que pegamos dias chuvosos e não conseguimos fazer muita coisa. vale a pena visitara explofora que é demais!

  • Liany Garves

    Ah que lugar mais fofo gente! eu morei em Campinas por um ano, tão perto e mesmo assim não fui conhecer!. Mas quero ir em breve, parece uma experiência incrível e tão perto de SP. Adorei suas fotos.

  • Livia Melo

    Essa cidadezinha é tão charmosa que acho que merece passar uma noite né? Mas ótimas dicas para quem não tem muito tempo!!

Isabelle

Mais conhecida como Belle, carioca, 28 anos, casada e formada em Administração de Empresas. Apaixonada por conhecer novas culturas e pessoas, gastronomia e blogs. Meu sonho é conhecer cada cantinho do mundo e o meu lema é: Viagem é o único bem que compramos que nos torna mais ricos.

Glaucia

Conhecida como Gal, engenheira e cidadã do mundo. Desde criança já amava mapas e sonhava conhecer o mundo. Apaixonada por pessoas e diferentes culturas, topa qualquer tipo de destino. Muito curiosa e inquieta, daquele tipo de pessoa que se atrai pelo que é novo e diferente, está sempre planejando a próxima viagem!

        

Facebook

Instagram

Booking.com

Cotação

1
3.71

Feriados
no Brasil

< VoltarOutubro 2018Próximo >
DSTQQSS
1
2
3
4
5
6
7
8
9
10
11
12

Padroeira do Brasil

13
14
15
16
17
18
19
20
21
22
23
24
25
26
27
28
29
30
31