Receba nossas atualizações:

Ponte Colgante: A inovação insuperável do século passado

Home > Destinos > Europa > Espanha > Ponte Colgante: A inovação insuperável…

19.01 2018
Ponte Colgante: A inovação insuperável do século passado
22

Que o País Basco é um destino fascinante, cheio de monumentos, paisagens e comidas boas todo mundo sabe, mas o que mais me impressionou foi o fato dessa região tão fascinante ter só um monumento declarado Patrimônio Histórico pela UNESCO, a Puente Bizcaya também conhecida como Ponte Colgante, que recebeu o título em 2006.

Quando Bilbao entrou na rota, visitar a Ponte Colgante de cara me interessou porque sou daquele tipo de pessoa que ama exclusividade. Então eu sempre quero carimbar meu passaporte em tudo que é “a maior, a melhor, a única, a primeira”.

A Ponte fica bem próxima a Bilbao, em um povoado chamado Getxo, e une os bairros de Las Arenas e Portugalete. São 20 minutos de metrô de Bilbao até lá. Descemos na estação Arreta (em Getxo) e caminhamos 3 minutos até ela.

Foi projetada por Alberto Palácio, um arquiteto espanhol que foi aluno de Gustavo Eiffel (sim, o da torre de Paris) e sua construção se deu entre os anos de 1887 e 1893. Os trabalhos de Alberto foram reconhecidos pela busca de funcionalidade e inovação, onde o ferro era elemento principal, mas essa ponte foi sua obra mais reconhecida.

Leia também: Bate-volta Madrid Toledo

De fato, essa foi a solução mais funcional para unir os bairros que estão em suas margens sem interferir no trafego do rio. A ponte conta com um transportador suspenso, que alguns chamam de gôndola, que vai e vem levando carros e pessoas sobre a Ria de Bilbao, entre Portugalete e Las Arenas.

Se a gente fica impressionado em 2018, imagina o boom que isso foi em pleno século  19 !!

Existem duas opções para atravessá-la: Em pé, dentro do transportador que leva 1 minuto e meio para atravessar os 160 metros e chegar do outro lado, ou caminhando pela estrutura de metal que sustenta o transportador a 45 metros de altura, com direito a elevador para subir até o topo.

O passeio vale a pena e é recomendado a todos que forem a Bilbao. O estado de conservação da ponte é excelente. Impressiona como em tantos anos ela continua insuperável, segura, rápida e responsável ambientalmente, uma verdadeira obra de gênio!

Ela não chega a ser um monumento com beleza decorativa (como os turistas amam) porque é uma construção estrutural e funcional (as pessoas usam realmente como meio de transporte). Mas é um elemento histórico (que turistas amam também) que continua fazendo história nos dias de hoje.

Fora que os bairros que ela une são muito charmosos, ou seja, na minha opinião é um must see para quem visita Bilbao.


Tarifas

Em pé no transportador: 1,70 euros

Passarela: 8,00 euros

Visita guiada: 45 euros


Beijos e boa viagem! 😉

  • Nicole Tiktin

    completamente chocada com essa ponte! sempre fico impressionada com as construções na europa, sempre penso em como eles conseguiram pensar naquilo na época que fizeram, exatamente como você falou!!! adorei saber sobre essa ponte!

  • Allyson Natier

    Bilbao fica próximo a França e ainda nunca fui e nunca tive a curiosidade. Aquela famosa vontade de conhecer o mundo, longe. Agora, vendo essa ponte eu penso: que bacana e que medo de atravessar com o carro 🙂
    Voce tem outras dicas da cidade ?

  • Sthefania Memelli

    Que incrível essa ponte! Eu tenho medinho de altura, então pode ser que eu ficasse meio nervosa, mas estou impressionada com como essa ponte pode ter tanto tempo e ser tão atual. Ótimo achadinho!!

  • Tiago Belmont

    Muito interessante, eu sempre curto as grandes obras de engenharia com importância histórica… e esse transportador suspenso é algo bem diferente, curti

  • Alexandre Nunes

    Que diferente essa Ponte! Não sabia das duas opções! Iria querer ir das duas maneiras kkkkk. Assim como vc, também tenho vontade de conhecer esses lugares: maior, mais alto etc etc etc . Abraços

  • Anna

    Pois é menina, se hoje já é impactante, imagina quando foi construída? Eu sou fascinada até mesmo por aquelas pontes que abrem no meio e levantam para a embarcação passar, imagina ver essa de pertinho? Interessante saber que a Ponte foi declarada Patrimônio Histórico pela UNESCO. Merecidamente. Uma baita obra em todos os sentidos!

  • Temos uma certa fascinação por conhecer lugares que são tombados pela UNESCO e essa ponte sempre nos encantou e está em nossa lista há alguns anos.
    Super curtimos!

  • Lorena Marques

    Gostei muito de ler sobre essa ponte, nunca tinha ouvido falar antes. Achei a história e a arquitetura bem interessante. Ficou ótimo o post. Abraços.

  • Amo conhecer também os maiores, primeiros, melhores tudo! Principalmente quando são coisas geniais e a frente do tempo sempre né impressionam. Mais um item bacana pra lista! Dá um medinho pra quem tem medo de altura?

  • Caramba, que fascinante! Amo essas estruturas, pois considero pura arte!! Assim que eu vi a primeira foto, lembrei da ponte no Porto, que foi construída por um inglês. Mas depois, quando vi como é o transporte dos carros, fiquei apaixonada pelo mecanismo…. que issooooo! Nunca vi os carros serem içados dessa forma! Preciso incluir o norte da Espanha na minha lista.

  • Aninha Lima

    Gente!!! Eu já tinha ouvido falar nessa ponte mas eu não tinha ideia de como era.
    Em primeiro lugar, ela é muito alta!! Drpois, eu adorei essa possibilidade de atravessar, que passeio legal!!

  • N. Netto

    Que máximo essa ponte! Ainda não conhecia e gostei muito de saber! Eu com certeza faria a visita e iria lá em cima na estrutura de ferro mesmo, porque não aproveitar e já curtir uma aventura! Excelentes dicas aqui.

  • Liany Garves

    Gente, to chocada!! Não sabia absolutamente nada sobre isso, sobre a ponte e muito menos que o arquiteto foi só aluno do nosso querido e conhecido Sr. Eiffel! Realmente a estrutura é semelhante né! Nossa eu já to querendo muito fazer essa visita! Adorei conhecer melhor aqui no seu post!! Obrigada por me ensinar isso hehe

  • Suzy Freitas

    Fiquei intrigada com o título do post, mas ao ler o texto vi que você tem toda razão: quanta solução engenhosa e inovadora neste monumento construído no século XIX, mas, ainda, tão funcional e criativo em pleno século XXI. Excelente post!

  • Nossa! Realmente, não é uma coisa muito bonita, mas extremamente funcional, HAHA! Gostei, e não imaginava que existia algo desse tipo. Adoraria passar de carro dentro do transportador haha!

  • Gabriela Rodrigues Cardoso

    Realmente já vi que vale a pena conhecer ainda mais por estar em ótimo estado de conservação pensando no ano em que foi construida. Vou encaixar uma visita quando eu for a Bilbao. Vi que vc viu a ponte de vários ângulos, qual foi o preferido p fotografar?

  • Thiago Carvalho

    Nunca tinha ouvido falar dessa ponte, mas achei fantástica! Embora muitas obras desse porte não sejam adequadamente apreciadas pelos turistas, sempre nos encantam, pois refletem soluções da sociedade para enfrentar problemas com a tecnologia da época! Simplesmente incrível! Obrigado por compartilhar.

  • Caroline Rivera

    Parece ser um passeio ótimo e que rende fotos belíssimas! Nunca tinha ouvido falar.
    Muito obrigada por compartilhar esse post. Adorei a dica.

    Beijokas
    Carol

  • Carla Macedo

    Não imaginava que existiam pontes assim, estou fascinada! Já coloquei esse local e passeio no meu roteiro, muito obrigada por compartilhar conosco!

  • Raquel Alice

    Que legal! Adorei conhecer um pouco mais sobre a Ponta Colgante e as dicas que você forneceu do decorrer do post. Achei o tour meio carinho, mas ainda bem que tem outras formas de conhecer o lugar mais baratas haha 🙂

  • Marcos Brito de Amorim

    Essa ponte é impressionante mesmo, difícil acreditar que foi construída há tanto tempo atrás. Já tinha lido algo sobre ela, e acredito que seja um excelente passeio pela vista que deve proporcionar.

  • Flavia

    Que fantástica essa ponte! Fico pensando como foi um choque no século 19 com a inauguração dela. A nossa filha ia adorar fazer essa travessia. A sua viagem para Bilbao partiu da onde?

Isabelle

Mais conhecida como Belle, carioca, 28 anos, casada e formada em Administração de Empresas. Apaixonada por conhecer novas culturas e pessoas, gastronomia e blogs. Meu sonho é conhecer cada cantinho do mundo e o meu lema é: Viagem é o único bem que compramos que nos torna mais ricos.

Glaucia

Conhecida como Gal, engenheira e cidadã do mundo. Desde criança já amava mapas e sonhava conhecer o mundo. Apaixonada por pessoas e diferentes culturas, topa qualquer tipo de destino. Muito curiosa e inquieta, daquele tipo de pessoa que se atrai pelo que é novo e diferente, está sempre planejando a próxima viagem!

        

Facebook

Instagram

Booking.com

Cotação

1
4.05

Feriados
no Brasil

< VoltarSetembro 2018Próximo >
DSTQQSS
1
2
3
4
5
6
7

Independência do Brasil

8
9
10
11
12
13
14
15
16
17
18
19
20
21
22
23
24
25
26
27
28
29
30