Receba nossas atualizações:

Trancoso

Home > Destinos > Brasil > Bahia > Trancoso

16.11 2017
Trancoso
0

Nós somos apaixonadas pelo Nordeste e não cansamos de conhecer novos cantinhos desse paraíso brasileiro. Por isso, não pensamos duas vezes e partimos para um novo destino nordestino, Trancoso.

Acreditem se quiserem, mas essa foi nossa primeira vez na Bahia! Claro, que nossa expectativa estava super alta, afinal Trancoso vem se destacando cada vez mais como um dos principais destinos turísticos do Nordeste.

Nós estávamos com medo de encontrar a cidade super lotada por estar indo em um feriado. Para nossa surpresa, a cidade não estava muito cheia, então não tivemos nenhuma dificuldade para jantar nos restaurantes que queríamos ou para encontrar um bom lugar na praia. Ponto positivo! Afinal, nada melhor que viajar e poder aproveitar aproveitar o local com tranquilidade.

**Sobre Trancoso

Trancoso é uma vila tranquila, super charmosa, ainda preservada e frequentada por pessoas de todas as idades e lugares. Ela foi fundada no inicio da colonização portuguesa pelos Jesuítas como um aldeamento indígena para catequização dos índios. Apesar do seu desenvolvimento constante, a cidade ainda preserva sua essência e encanta todos os seus visitantes.

casas coloridas no quadrado de trancoso

Ela se localiza no litoral sul da Bahia e fica a cerca de 70 Km de Porto Seguro.

**Como chegar

Para se chegar em Trancoso, de ônibus ou de avião, a opção mais próxima é Porto Seguro. Depois disso, você pode alugar um carro ou fechar um transfer. Nós optamos por alugar um carro para ter mais liberdade e facilidade de locomoção. Ainda bem que tomamos essa decisão, pois a locomoção na cidade não é tão simples sem um carro.

Atenção: Uma informação importante é que existem dois caminhos para se chegar de carro (saindo de Porto Seguro). Um deles muito mais curto que o outro. Mas então qual é a dúvida entre ambos? Simples! O caminho mais curto é atravessando a balsa que leva até Arraial da Ajuda e depois seguindo por uma estrada de terra. Nós fomos por esse caminho e nos arrependemos, pois tinha chovido no dia anterior, então o caminho era lama pura. Demoramos tanto, que se tivéssemos ido pelo caminho mais longo (e asfaltado), nós teríamos gastado o mesmo tempo e a viagem não teria tanta emoção! Hahahahah…

** Quando ir?

A cidade recebe turistas o ano todo , mas claro que na alta temporada a cidade fica mais cheia. Por isso, pense bem no tipo de viagem que você pretende fazer.

Nesse período de alta temporada, Trancoso é mais agitada devido aos eventos e ao tempo que é mais firme. Por outro lado, muitos lugares ficam mais caros ou cobram entrada. Por exemplo, nós fomos em Setembro e a maioria dos Beach Clubs não cobrou para que nós entrássemos, mas tivemos a informação que na alta temporada, a entrada não é grátis.

Se você pretende visitar a cidade em um período mais tranquilo, então entre abril e junho ou entre setembro e novembro podem ser bons meses.

**Quadrado

Trancoso não é só praia e o famoso Quadrado está aí para comprovar isso! O Quadrado (que curiosamente tem o formato de um retângulo) é uma “praça” no centro do vilarejo cheia de casinhas coloridas e com uma igrejinha branca ao fundo que é um símbolo da cidade. Esse é o lugar onde tudo acontece! Lá encontramos os melhores restaurantes da cidade, bares, lojinhas de artesanato, lojas de grifes famosas e algumas pousadas.

casinha colorida no quadrado em trancoso

Atrás da igreja encontra-se um mirante que proporciona uma vista de tirar o fôlego e muitas fotos. Preparem os celulares e as câmeras!!

igreja do quadrado de trancoso

Dica: Muitas pessoas optam por sair da praia, ir para o seu hotel descansar e só de noite ir para o Quadrado. Mas acho que pelo menos em um dos dias, você deve sair da praia direto para o Quadrado. Assim, você consegue ver as casinhas coloridas de dia e ter a melhor vista do Mirante, já que a iluminação é muito fraca a noite.

isabelle com vista do mirante do quadrado

**Praias

As praias de Trancoso estão cada vez mais famosas, então se você tem pouco tempo na cidade como nós tivemos fica até difícil escolher qual visitar. Além disso, ir à praia em Trancoso não é tão simples quanto em outras cidades.

As praias não possuem estrutura como as praias do Rio de Janeiro, por exemplo, que você chega e tem mil barracas para escolher. Lá, grandes faixas da praia não tem nada! O que a maioria das pessoas faz é ficar em um hotel na beira da praia ou ficar em um hotel mais afastado e durante o dia usar a estrutura de um Beach Club, restaurante ou de algum hotel na beira mar.

vista do mirante do quadrado de trancoso

Se você estiver hospedado na vila, o jeito mais simples de chegar na praia é descer a falésia e o caminho mais curto é indo em direção da igrejinha e pegando a rua de terra que sai à direita. Cerca de 10 minutos depois, quando você chegar lá embaixo, você vai ter que escolher seguir para a esquerda ou para direita do Rio Trancoso.

À esquerda do Rio Trancoso fica a Praia dos Nativos, uma das mais conhecidas da cidade. Se você caminhar 15 minutos, vai dar no bar de praia da Pousada Estrela d’Água.

entrada da pousada estrela d´água

Se você caminhar na direção sul, você vai chegar na Praia dos Coqueiros. Lá você encontra algumas barracas que normalmente ficam mais cheias, pois elas recebem turistas de excursão que vão apenas para passar o dia por lá. Caminhando mais 15 minutos, você chega à última região de barracas, a Praia do Rio Verde.

isabelle na praia rio verde em trancoso

beach club na praia rio verde em trancoso

Nós queríamos visitar a Praia de Itapororoca, mas não é possível chegar lá sem estar hospedado, então ficamos no último Beach Club na Praia do Rio Verde e fomos andando até Itapororoca. Valeu muito! Foi a melhor praia que visitamos, pois a água era mais quentinha e o mar quase sem ondas. Quando eu penso em Nordeste, eu penso exatamente nisso!!!

mar da praia de itapororoca

**Onde Comer

Ficamos muito impressionados com a qualidade dos restaurantes de Trancoso. A cidade apresenta excelentes opções gastronômicas! E quem não ama comer bem?! Nós amamos!! Vamos falar sobre os restaurantes que visitamos. Uma pena que diversos ouras ficaram de fora, mas ficamos hospedados apenas por 4 dias na cidade.

Cantinho doce

Antes da viagem, nós buscamos informações em diversos blogs sobre restaurantes e acho que a grande maioria indicava o restaurante Cantinho Doce. Por isso, já estava decidido antes de chegar em Trancoso que nós jantaríamos lá em uma das noites.

O restaurante é lindo, como toda a vila. Ele fica em uma casinha no Quadrado e as mesas do lado de fora.

restaurante cantinho doce no quadrado em trancoso

Foto do site TripAdvisor

Escolhemos a moqueca, que é um prato muito famoso e não nos arrependemos. Era delicioso!! O prato era muito bem servido para 2 pessoas.

moqueca do restaurante cantinho doce no quadrado em trancoso

Quem estiver planejando ir a Trancoso, não pode deixar de comer lá!

El Gordo

Durante nossas pesquisas, nós vimos alguns sites falando sobre o El Gordo como um dos melhores restaurantes de Trancoso e ficamos curiosos. Além de restaurante, ele também funciona como pousada e sua localização é excelente!

restaurante el gordo no quadrado em trancoso

Foto Google

restaurante el gordo no quadrado em trancoso

Foto do Google

Minha escolha para o jantar foi um Risotto de Filé Mignon, Malbec e Grana Padano. Meu Deus!!! Que coisa mais maravilhosa!! O jantar foi excelente, a comida era deliciosa e o ambiente é lindo. Aproveite para experimentar alguns drinks e também estavam muito bons!

Risotto de filé mignon malbec e grana padano do el gordo

Tapioca da Elma

Com certeza, se você está pesquisando sobre Trancoso, você leu sobre a Tapioca da Elma. É uma barraquinha de Tapioca que fica no Quadrado e tem muitas opções. Nós provamos e adoramos!

tapioca da elma no quadrado de trancoso

Foto Google

Nós vistamos esses restaurantes sempre no jantar, pois durante o dia almoçamos na praia (em Beach Clubs ou nos hotéis que permitiam que visitantes usassem a sua estrutura para passar o dia)

Dicas de outros restaurantes que não tivemos tempo de visitar, mas que são muito bem recomendados: Cacau, Capim Santo, Maritaca e Hamburgueria Bem te vi.

**Hospedagem

Trancoso possui milhares de opções de hospedagem, o que ajuda muito na hora de escolher um hotel. Nós nos hospedamos na Pousada Mata N´ativa, que fica perto do Quadrado. A Pousada é super aconchegante e possui um conceito ecológico muito interessante. O quarto era muito confortável e tinha um tamanho muito bom, além de ser muito charmoso.

quarto da pousada mata n'ativa

pousada mata n'ativa

Caso vocês queiram reservar, segue o nosso link do Booking da Pousada.

**Considerações finais

Sempre que chega ao fim uma viagem, nós fazemos um balanço de tudo que aconteceu no nosso destino. Com isso, tiramos nossas conclusões de tudo que funcionou bem e o que não faríamos novamente.

Uma das principais conclusões que chegamos foi em relação à hospedagem. A cidade possui diversas opções de resorts, hotéis e pousadas e isso vai do perfil de viagem de cada um, mas acredito que a localização precisa ser muito bem pensada. Nós estávamos hospedados perto do Quadrado, mas não tão perto a ponto de ir a pé e ao mesmo tempo não tão perto da praia. Ou seja, usamos o carro em todos os momentos da viagem.

Se nós voltássemos para Trancoso, com certeza, nós escolheríamos um hotel na beira da praia ou dentro do Quadrado. Então fica a dica para quem está planejando ir para Trancoso e está em dúvida em relação á hospedagem.

Outra informação importante é que Trancoso não é uma cidade que você vai gastar pouco. É uma cidade que está muito famosa e que é destino certo de famosos e turistas estrangeiros. Ou seja, verifique os preços dos locais do seu interesse antes para não ter nenhum susto.

E aí, já está animado para conhecer Trancoso? Deixe seu comentário para a gente saber suas impressões sobre a cidade ou dúvidas!

Beijos e vamos viajar!!!

Leia também As melhores praias do Rio de Janeiro

Leia também Onde se hospedar na Praia dos Carneiros

Isabelle

Mais conhecida como Belle, carioca, 26 anos, casada e formada em Administração de Empresas. Apaixonada por conhecer novas culturas e pessoas, gastronomia e blogs. Meu sonho é conhecer cada cantinho do mundo e o meu lema é: Viagem é o único bem que compramos que nos torna mais ricos.

Glaucia

Conhecida como Gal, engenheira e cidadã do mundo. Desde criança já amava mapas e sonhava conhecer o mundo. Apaixonada por pessoas e diferentes culturas, topa qualquer tipo de destino. Muito curiosa e inquieta, daquele tipo de pessoa que se atrai pelo que é novo e diferente, está sempre planejando a próxima viagem!

        

Facebook

Instagram

Booking.com

Cotação

1
3.30

Feriados
no Brasil

< VoltarDezembro 2017Próximo >
DSTQQSS
1
2
3
4
5
6
7
8
9
10
11
12
13
14
15
16
17
18
19
20
21
22
23
24
25

Natal

26
27
28
29
30
31