Receba nossas atualizações:

Onde Comer

Home > Onde Comer

31.08 2017
Café Lamas

O que você procura quando está afim de um restaurante diferente pra comer bem? Fama? Tradição? Bom preço? Boa localização? Sempre que estou turistando procuro lugares não turísticos – aqueles que só os locais, que sabem das coisas, frequentam –  pra ter minhas experiências gastronômicas. E, como uma boa carioca, hoje vou dar a dica de ouro pra vocês: O Café Lamas.

Tradição é o sinônimo do Lamas (como os íntimos chamam) que é simplesmente o restaurante mais antigo do Brasil, confundindo a sua história com a do país. Desde sua inauguração o Lamas vem até hoje se mantendo fiel às suas tradições.

A História

A casa foi fundada em 1874 no bairro do Largo do Machado e devido às obras do metrô do Rio precisou se mudar para o Flamengo em 1974. Mas continuou a mesma, só mudou de endereço. Percebe-se pelo layout que nada mudou por aqui.

Layout do início do restaurante

Layout atual

O Lamas já contou com pessoas muito influentes em sua carteira de clientes, e durante muito tempo foi ponto de encontro de políticos, artistas, atletas, jornalistas e intelectuais. Dentre os grandes nomes que já frequentaram a casa estão Getúlio Vargas, Cândido Portinari, Oscar Niemeyer, Pelé, Oswaldo Aranha e João do Rio.

Ainda hoje, personalidades que fogem dos paparazzis no circuito Leblon – Barra encontram no restaurante um lugar para comer bem e com tranquilidade.

O lugar

Quem passa desatento pela entrada nem imagina a luz que vem no final do túnel. Isso porque o restaurante mantém a sua fachada de antigamente e na frente funciona o velho e bom boteco Lamas, que serve bebidas em geral e lanches rápidos.

Fachada

Entrando por ali, após passar o “túnel” com as várias premiações do restaurante, você se depara com um ambiente clássico e boêmio que remete ao Rio Antigo, um verdadeiro choque de nostalgia, com garçons vestidos ao estilo tradicional e que estão lá há muito tempo.

Premiações

Corredor para o interior do restaurante

O salão é climatizado e sem janelas, mas com espelhos tradicionais que parecem nos levar pra uma viagem ao passado. O serviço é de muita qualidade, o tratamento individual é um diferencial. Sabe aqueles lugares que os garçons opinam de forma sincera porque sabem o que estão falando? Isso acontece no Lamas.

Interior do restaurante

A comida

Tradição é bom, claro… É um chamariz! Mas nenhum restaurante se mantém por tantos anos só de tradição. As pessoas querem comer – e comer bem – pra assinar embaixo e não discordar da fama desses estabelecimentos tradicionais. Quando se vai a um restaurante de fama a expectativa é alta e com isso o cliente fica mais ‘criterioso’. O Café Lamas tira isso de letra.

Cardápio

Com um cardápio VARIADÍSSIMO, o restaurante tem mais de uma opção “carro-chefe” para satisfazer aos seus clientes. O Lamas é muito famoso pelo chopp gelado servido na tulipa, pelo pastelzinho super recheado e sequinho, pelo filé à parmegiana… hummmmm … e até pelo mingau. Isso mesmo, tem gente que vai lá só pra tomar o delicioso mingau deles! Uma prova de que o cardápio é infinito.

E as batatas? Frescas e torradinhas! Vocês concordam que é muito frustrante comer aquelas batatas congeladas e pré-fritas, né? Encontre hoje em dia um lugar que tenha batatas de verdade e ele vai te encantar: As batatas do Lamas ganharam nossos estômagos e corações!

Filé Oswaldo Aranha

De tooodos os pratos famosos do cardápio o Filé Oswaldo Aranha é nosso preferido. Pensa numa carne que você pode comer até à noite tranquilamente e que não vai te pesar… é essa!

Filé Oswaldo Aranha

O prato tipicamente carioca da casa, consiste em um filé mignon alto de 130g, macio e suculento temperado com alho frito, acompanhado de batatas portuguesas, arroz branco fresquinho e farofa de ovos. [Oh-meu-Deus!!] É maravilhoso!!! Super indicamos esse prato.

E não acaba por aí, eles também servem aquelas sobremesas que a gente ama…

Sobremesas

Lembra o que eu falei lá em cima sobre comer batatas de verdade? No caso da sobremesa isso se aplica ao chantilly que eles servem lá: Fresco, gostoso e artesanal. Como não amar??

Morangos com chantilly

Curiosidades sobre o Café Lamas

  • É o restaurante mais antigo do Brasil
  • É frequentado por celebridades
  • O diplomata brasileiro Osvaldo Aranha frequentava a casa e pedia o prato que hoje leva seu nome
  • O restaurante é citado em vários poemas
  • Já foi citado em músicas como “Rio Antigo”, interpretada por Alcione
  • Serviu de inspiração para o livro, “Salvador Janta no Lamas”, de Vítor Giudice
  • Reza a lenda que o CR Flamengo nasceu no Lamas
  • Pedro Antônio Gabriel, autor do livro “Eu me chamo Antonio” criou os famosos guardanapos no Café Lamas. “Parece que lá tem uma mágica, não sei se é o bar ou se é o chopp”

Com certeza a fama do Lamas não é feita apenas de história. Como falamos, o restaurante oferece um menu super variado, uma comida maravilhosa e tradicional, um serviço excelente e se preocupa muito com a satisfação dos seus clientes. Se você tem viagem marcada pro Rio, inclua o Café Lamas na sua rota!

Confira também: As melhores praias do Rio

Se você é do Rio tá esperando o quê??? Vai lá tomar café da manhã, almoçar ou jantar. Preguiça de sair de casa ou do trabalho também não é desculpa já que eles trabalham com serviço de delivery. Dica anotada?

Você vai amar e, assim como nós, vai colocar o selo #rotaamada de satisfação!


Endereço: R. Marquês de Abrantes, 18 – Flamengo, Rio de Janeiro – RJ (Pode chegar caminhando das estações de metrô Flamengo ou Largo do Machado)

Telefone: (21) 2556-0799 – Reservas ou delivery

Horário: Domingo à quinta-feira de 09:30 – 02:30h / Sextas e sábados de 09:30 – 03:00h

Média de preço: R$ 55,00 por pessoa

Cardápio: cafelamas.com.br

Beijos 😉

18.05 2017
#RotaDasHamburguerias

Definitivamente nós somos apaixonadas por hambúrguer e quem segue o nosso instagram pode comprovar isso. Por isso, pensamos em criar um post, de utilidade pública (hahahah), com dicas de hamburguerias que amamos em São Paulo.

A cidade oferece milhares de opções, então é comum ficar perdido na hora de decidir qual hamburgueria visitar. Nós vamos falar sobre o que mais gostamos em cada uma delas e quem sabe a escolha de vocês fica mais fácil.

Sempre que conhecermos lugares novos, nós vamos incluindo nessa lista para que ela esteja sempre bem atualizada.

Bullguer

Com certeza, o Bullguer é uma das nossas hamburguerias favoritas em São Paulo e não poderíamos deixar de dar essa dica para vocês! Qualidade, rapidez no atendimento e preço são as suas principais características.

bullguer

A rede possui atualmente 6 unidades, Vila Nova Conceição, Vila Madalena (nossa preferida), Perdizes, Shopping Iguatemi (dentro do restaurante Viena), Shopping Eldorado e Shopping Jardim Sul. Ou seja, está se espalhando por São Paulo, então com certeza se você ainda não experimentou você está perdendo uma ótima oportunidade. (Se você mora no Rio de Janeiro pode começar a ficar animado, pois já vimos que o espaço para a primeira unidade da cidade maravilhosa já está em obras, no Botafogo Praia Shopping)

redneck_bullguer_lucas-terribili2-1024x683

Nós frequentamos o Bullguer há um tempinho e nunca nos decepcionamos! A comida é servida com muita rapidez e o atendimento é um diferencial da casa. O cardápio oferece opções para todos os gostos, inclusive opções sem carne! Além disso, o preço é excelente comparado ao de muitas hamburguerias (ponto positivo!).

                     bullguer 2

Maaaas… temos que destacar que um dos pontos altos do Bullguer é a Cheese Fries, porção de batatas com queijo derretido. Não deixem de pedir (e não dividam! hahahahah..)!! Só de pensar já ficamos com desejo de comer….

bullguer 3

O tamanho do hambúrguer é perfeito e o pão é delicioso e super macio. Nosso favorito? Uovo! Outro hambúrguer que faz muito sucesso entre os visitantes da casa é o Lumberjack.

Também não podemos deixar de falar da maionese da casa, que a princípio pode parecer simples, mas é um diferencial e nós amamos. O cardápio está disponível no site (com preços!!), então quem quiser dar uma olhadinha antes de fazer uma visita basta acessar o link abaixo:

Site: http://bullguer.com/

Big Kahuna

Apaixonados por bacon, vocês acabaram de encontrar o seu lugar no mundo!!! Como eles mesmos dizem é o Templo do Bacon e sua grande missão é criar as melhores receitas unindo hambúrguer e bacon. Além disso, a casa já ganhou dois prêmios de melhor hambúrguer de São Paulo, em eleição realizada pela Revista Veja – Escolha Popular.

big kahuna

Esses argumentos já são suficientes para conquistar o coração de vocês, mas não para por aí. Que tal experimentar um hambúrguer embrulhado em uma trama de Bacon? Sim, é possível e ele se chama Burger Porn. Ou uma torre de 5 hambúrgueres e 10 fatias de bacon?? Também é possível! É o Ezequiel. Para finalizar, que tal um Milk Shake de Bacon? Sim!!

big kahuna 2

Foto tirada do site O hamburguer perfeito (comemos tão rápido que nem deu tempo de tirar foto! hahaha)

big kahuna

Se você não ama bacon, calma! Também são servidas opções sem esse item para que todos possam visitar a casa. Quer uma dica de sobremesa? Oreo Shake! Além dos hambúrgueres serem deliciosos eles também têm ótimas opções de sobremesa.

milk big kahuna

Site: http://www.bigkahunaburger.com.br/

Cabana Burger

É uma hamburgueria mais nova e bem descolada, localizada na Rua Oscar Freire. A casa vem conquistando o coração de famosos e já é post certo em diversas páginas famosas do Instagram. Ficamos muito curiosos e resolvemos experimentar.

lanches-cabana-burger

De entrada a casa já apresenta um diferencial: Truffle Fries (batatas com azeite com trufas brancas e parmesão ralado). Um belo cartão de visitas! Mas para quem não gosta, a casa tem outras boas opções, como a House Fries, batata com alecrim, páprica e maionese da casa. Uma delícia!

Foto do site Cabana Burger

A hora mais difícil é a o momento de escolher o hambúrguer, afinal o cardápio está recheado de boas opções. Optamos pelo Melted, pois já tínhamos visto uma foto e o queijo cheddar escorrendo pela hambúrguer nos conquistou. Ele não nos decepcionou! O queijo era delicioso e já queremos voltar para provar outras opções.

http://www.cabanaburger.com.br/

Raw Burger N Bar

Essa hamburgueria foi uma das nossas descobertas de 2016 e já faz parte da nossa rotina fazer umas visitinhas. Ela fica em um pequeno espaço na Vila Madalena, bairro muito charmoso e que nós amamos.

Além da comida, uma característica que faz a casa se destacar é o seu bar recheado de drinks incríveis para acompanhar os hambúrgueres. Aliás, o Raw é responsável por fazer o meu drink favorito: Kir Royal Spritz. (Se vocês quiserem outra dica de drink, então experimentem o Muscle Mule)

raw 2

Começando a falar sobre as delícias do Raw, nós não podemos deixar de destacar um dos pontos altos da casa, o Bacon Caramelizado. Sim, isso mesmo, Bacon Caramelizado. (Caramelizado com cerveja escura e açúcar mascavo)

raw 1

Outra boa pedida é a Batata Raw, temperada com alecrim, alho e lemon pepper.

raw 3

Para finalizar, claro que não pode faltar o hambúrguer! A casa oferece 8 opções de hambúrguer, mas depois de toda essa comilança é difícil pedir um hambúrguer tão grande, então muitas vezes o Raw Cheese Burger é uma ótima opção. Vale destacar que a carne do hambúrguer é muito saborosa.

raw 4

Um ponto positivo é que a casa não é exclusiva para os amantes de carne e possui uma opção de hambúrguer de frango e outra opção para os vegetarianos.

Site: http://www.rawburger.com.br/

Z Deli Sandwich Shop

O ZDeli não é novidade para muitos, afinal é considerada uma das melhores hamburguerias da cidade e nós já comprovamos (várias vezes) que essa fama é muito justa! Acreditamos que uma das chaves para o sucesso dessa hamburgueria é a sua carne, que é sensacional e muito saborosa. Ponto positivo!!!

Outro grande destaque que não pode ser esquecido é o pão, que atualmente é de fabricação própria e também pode ser levado para casa (Unidade de Pinheiros).

z deli

O cardápio oferece opções variadas de hambúrgueres e também alguns sanduíches, que ainda não provamos, pois não conseguimos abrir mão de comer o tão amado hambúrguer. Para acompanhar é claro que sempre pedimos uma porção de batatas (variamos entre a pastrami fries e a z deli fries, já que ambas são incríveis).

z deli 2

A parte difícil é conseguir um lugar para sentar em uma das duas unidades, pois além de os espaços serem restritos, o número de visitantes é sempre grande. Não desanime com a fila, pois a espera vale muito!!

https://pt-br.facebook.com/zdelisandwichshop/

Esperamos que gostem das dicas!! Vamos começar a usar a hashtag #RotaDasHamburguerias nos nossos posts do Instagram, então se você quiser nos acompanhar na busca do hambúrguer perfeito basta buscar pela hashtag.

Beijos

Isabelle

Mais conhecida como Belle, carioca, 26 anos, casada e formada em Administração de Empresas. Apaixonada por conhecer novas culturas e pessoas, gastronomia e blogs. Meu sonho é conhecer cada cantinho do mundo e o meu lema é: Viagem é o único bem que compramos que nos torna mais ricos.

Glaucia

Conhecida como Gal, engenheira e cidadã do mundo. Desde criança já amava mapas e sonhava conhecer o mundo. Apaixonada por pessoas e diferentes culturas, topa qualquer tipo de destino. Muito curiosa e inquieta, daquele tipo de pessoa que se atrai pelo que é novo e diferente, está sempre planejando a próxima viagem!

        

Facebook

Instagram

Booking.com

Cotação

1
3.26

Feriados
no Brasil

< VoltarNovembro 2017Próximo >
DSTQQSS
1
2

Finados

3
4
5
6
7
8
9
10
11
12
13
14
15

Proclamação da República

16
17
18
19
20

Consciência Negra

21
22
23
24
25
26
27
28
29
30