Receba nossas atualizações:

Café Lamas

Home > Onde Comer > Brasil > Rio de Janeiro > Café Lamas

31.08 2017
Café Lamas
9

O que você procura quando está afim de um restaurante diferente pra comer bem? Fama? Tradição? Bom preço? Boa localização? Sempre que estou turistando procuro lugares não turísticos – aqueles que só os locais, que sabem das coisas, frequentam –  pra ter minhas experiências gastronômicas. E, como uma boa carioca, hoje vou dar a dica de ouro pra vocês: O Café Lamas.

Tradição é o sinônimo do Lamas (como os íntimos chamam) que é simplesmente o restaurante mais antigo do Brasil, confundindo a sua história com a do país. Desde sua inauguração o Lamas vem até hoje se mantendo fiel às suas tradições.

A História

A casa foi fundada em 1874 no bairro do Largo do Machado e devido às obras do metrô do Rio precisou se mudar para o Flamengo em 1974. Mas continuou a mesma, só mudou de endereço. Percebe-se pelo layout que nada mudou por aqui.

Layout do início do restaurante

Layout atual

O Lamas já contou com pessoas muito influentes em sua carteira de clientes, e durante muito tempo foi ponto de encontro de políticos, artistas, atletas, jornalistas e intelectuais. Dentre os grandes nomes que já frequentaram a casa estão Getúlio Vargas, Cândido Portinari, Oscar Niemeyer, Pelé, Oswaldo Aranha e João do Rio.

Ainda hoje, personalidades que fogem dos paparazzis no circuito Leblon – Barra encontram no restaurante um lugar para comer bem e com tranquilidade.

O lugar

Quem passa desatento pela entrada nem imagina a luz que vem no final do túnel. Isso porque o restaurante mantém a sua fachada de antigamente e na frente funciona o velho e bom boteco Lamas, que serve bebidas em geral e lanches rápidos.

Fachada

Entrando por ali, após passar o “túnel” com as várias premiações do restaurante, você se depara com um ambiente clássico e boêmio que remete ao Rio Antigo, um verdadeiro choque de nostalgia, com garçons vestidos ao estilo tradicional e que estão lá há muito tempo.

Premiações

Corredor para o interior do restaurante

O salão é climatizado e sem janelas, mas com espelhos tradicionais que parecem nos levar pra uma viagem ao passado. O serviço é de muita qualidade, o tratamento individual é um diferencial. Sabe aqueles lugares que os garçons opinam de forma sincera porque sabem o que estão falando? Isso acontece no Lamas.

Interior do restaurante

A comida

Tradição é bom, claro… É um chamariz! Mas nenhum restaurante se mantém por tantos anos só de tradição. As pessoas querem comer – e comer bem – pra assinar embaixo e não discordar da fama desses estabelecimentos tradicionais. Quando se vai a um restaurante de fama a expectativa é alta e com isso o cliente fica mais ‘criterioso’. O Café Lamas tira isso de letra.

Cardápio

Com um cardápio VARIADÍSSIMO, o restaurante tem mais de uma opção “carro-chefe” para satisfazer aos seus clientes. O Lamas é muito famoso pelo chopp gelado servido na tulipa, pelo pastelzinho super recheado e sequinho, pelo filé à parmegiana… hummmmm … e até pelo mingau. Isso mesmo, tem gente que vai lá só pra tomar o delicioso mingau deles! Uma prova de que o cardápio é infinito.

E as batatas? Frescas e torradinhas! Vocês concordam que é muito frustrante comer aquelas batatas congeladas e pré-fritas, né? Encontre hoje em dia um lugar que tenha batatas de verdade e ele vai te encantar: As batatas do Lamas ganharam nossos estômagos e corações!

Filé Oswaldo Aranha

De tooodos os pratos famosos do cardápio o Filé Oswaldo Aranha é nosso preferido. Pensa numa carne que você pode comer até à noite tranquilamente e que não vai te pesar… é essa!

Filé Oswaldo Aranha

O prato tipicamente carioca da casa, consiste em um filé mignon alto de 130g, macio e suculento temperado com alho frito, acompanhado de batatas portuguesas, arroz branco fresquinho e farofa de ovos. [Oh-meu-Deus!!] É maravilhoso!!! Super indicamos esse prato.

E não acaba por aí, eles também servem aquelas sobremesas que a gente ama…

Sobremesas

Lembra o que eu falei lá em cima sobre comer batatas de verdade? No caso da sobremesa isso se aplica ao chantilly que eles servem lá: Fresco, gostoso e artesanal. Como não amar??

Morangos com chantilly

Curiosidades sobre o Café Lamas

  • É o restaurante mais antigo do Brasil
  • É frequentado por celebridades
  • O diplomata brasileiro Osvaldo Aranha frequentava a casa e pedia o prato que hoje leva seu nome
  • O restaurante é citado em vários poemas
  • Já foi citado em músicas como “Rio Antigo”, interpretada por Alcione
  • Serviu de inspiração para o livro, “Salvador Janta no Lamas”, de Vítor Giudice
  • Reza a lenda que o CR Flamengo nasceu no Lamas
  • Pedro Antônio Gabriel, autor do livro “Eu me chamo Antonio” criou os famosos guardanapos no Café Lamas. “Parece que lá tem uma mágica, não sei se é o bar ou se é o chopp”

Com certeza a fama do Lamas não é feita apenas de história. Como falamos, o restaurante oferece um menu super variado, uma comida maravilhosa e tradicional, um serviço excelente e se preocupa muito com a satisfação dos seus clientes. Se você tem viagem marcada pro Rio, inclua o Café Lamas na sua rota!

Confira também: As melhores praias do Rio

Se você é do Rio tá esperando o quê??? Vai lá tomar café da manhã, almoçar ou jantar. Preguiça de sair de casa ou do trabalho também não é desculpa já que eles trabalham com serviço de delivery. Dica anotada?

Você vai amar e, assim como nós, vai colocar o selo #rotaamada de satisfação!


Endereço: R. Marquês de Abrantes, 18 – Flamengo, Rio de Janeiro – RJ (Pode chegar caminhando das estações de metrô Flamengo ou Largo do Machado)

Telefone: (21) 2556-0799 – Reservas ou delivery

Horário: Domingo à quinta-feira de 09:30 – 02:30h / Sextas e sábados de 09:30 – 03:00h

Média de preço: R$ 55,00 por pessoa

Cardápio: cafelamas.com.br

Beijos 😉

  • Glaucia

    De longe o melhor filé do Rio de Janeiro ❤️

  • Isabelle Oliveira

    Nossa… eu adoro o Lamas!! Comida sempre deliciosa!! Quero voltar em breve!!

  • Joaquín Rodríguez

    Qué interesante!!, No sabía que era el restaurante más antiguo de Brasil. Estuve allí y puedo asegurar que volveré!!!!!!

  • Anna Claudia Rodrigues

    Que bacana essa dica. Eu nunca tinha ouvido falar do restaurante e jamais saberia que existe um restaurante do fundo desse bar! Dica e informações preciosas que só quem conhece muito bem a cidade pode dividir. Muito obrigada! bjs

  • Aninha Lima

    É bem pertinho só foi uma vez, acredita? Esse lugar é tradição pura!! adorei que vocês tenham Lembrar de fazer um post só sobre ele… merecido

  • Nossa! Estudei 3 anos no Bennett e não conheço o Café Lamas!! 😱😱 Como pode isso?! Vou checar o endereço no Maps pra saber como chegar até ele.
    Gostei da dica de tomar café da manhã por lá. E o prato que vc escolheu parece bem apetitoso. Dica anotada.

  • Erik Trovão Diniz

    Restaurante mais antigo do Brasil?? Só por isto já quero conhecer!! E confesso que passaria batido na frente dele mesmo! Nunca que imaginaria o que se esconde por trás do boteco!! Amei a dica!!

  • Renata Sucena

    Ótima dica. Não conhecia, adorei as curiosidades, muito bom restaurante que além de boa comida também tem história! Eu dou muito valor. Anotado para a próxima ida ao Rio!

  • Olha só, para conseguir se manter tão antigo assim, gosto de lama os pratos não devem ter! Haha! Incrível.

    Quem sabe um dia não paramos nele para experimentar? Gostei. 🙂

Isabelle

Mais conhecida como Belle, carioca, 26 anos, casada e formada em Administração de Empresas. Apaixonada por conhecer novas culturas e pessoas, gastronomia e blogs. Meu sonho é conhecer cada cantinho do mundo e o meu lema é: Viagem é o único bem que compramos que nos torna mais ricos.

Glaucia

Conhecida como Gal, engenheira e cidadã do mundo. Desde criança já amava mapas e sonhava conhecer o mundo. Apaixonada por pessoas e diferentes culturas, topa qualquer tipo de destino. Muito curiosa e inquieta, daquele tipo de pessoa que se atrai pelo que é novo e diferente, está sempre planejando a próxima viagem!

        

Facebook

Instagram

Booking.com

Cotação

1
3.12

Feriados
no Brasil

< VoltarSetembro 2017Próximo >
DSTQQSS
1
2
3
4
5
6
7

Independência do Brasil

8
9
10
11
12
13
14
15
16
17
18
19
20
21
22
23
24
25
26
27
28
29
30