Receba nossas atualizações:

Este site usa cookies para garantir que você obtenha a melhor experiência. Entendi!

Redondezas

Home > Destinos > Brasil > São Paulo > Redondezas

07.08 2017
Holambra – Bate e Volta

Há muito tempo planejávamos uma visita a Holambra, colônia holandesa, que faz parte da microrregião de Campinas, São Paulo. Ela foi fundada em 1991 e seu nome se deve a junção das palavras Holanda, América e Brasil.

A cidade se destaca por sua qualidade de vida e pelo melhor índice de segurança do país. Ponto positivo para essa cidade encantadora! Além disso, Holambra também se destaca como o maior centro de produção de flores e plantas ornamentais da América Latina.  Aposto que muitos não sabiam dessa fama ainda!

portal da cidade de holambra

Ela é considerada oficialmente uma estância turística (título concedido pelo governo de São Paulo a municípios que apresentem características turísticas e determinados requisitos. Elas devem dispor de infra-estrutura e serviços direcionados à atividade turística. Os municípios com este status podem receber aportes financeiros específicos para incentivo ao turismo) e anualmente promove a maior exposição de flores da América Latina, a Expoflora.

rua do boulevard holandes

Expoflora

Essa exposição é realizada anualmente desde 1981 (sempre em Setembro) e é a maior exposição de flores e plantas da América Latina. O evento é enorme e atrai anualmente cerca de 300.000 visitantes. Ou seja, se você está pensando em visitar a cidade nessa época, então você deve se planejar com antecedência (reservar hotel, passeios, passagem).

O principal objetivo da exposição é a divulgação da cultura holandesa de diversas formas. Além disso, ela também destaca o trabalho desenvolvido pelos imigrantes ou por seus familiares nas atividades rurais no município. A cultura é uma questão muito importante na cidade, uma prova disso é o decreto que determina um desconto no IPTU do imóvel que possuir traços arquitetônicos em suas fachadas frontais e laterais que guardem características típicas holandesas. Adoramos essa iniciativa!

flores em estufa com sol ao fundo

Como chegar

**Saindo de São Paulo

Para quem mora em São Paulo é fácil fazer um bate e volta para Holambra, que foi o nosso caso. A cidade está situada a cerca de 130 km de distância (equivalente a 1h e 50 min). Claro, que os visitantes com mais tempo  disponível podem ficar hospedados na cidade e aproveitar um pouco mais do clima holandês!

Leia mais: Reserva de hotel

**Saindo de outras cidades

Para quem vem de outros estados do Brasil, a melhor opção é o aeroporto de Campinas, que fica localizado a cerca de 60 km de Holambra. De lá, as melhores opções para os visitantes são: alugar um carro ou reservar um transfer.

Leia mais: Google Voos

O que fazer em Holambra

**Boulevard Holandês

O Boulevard Holandês fica na Rua Dória Vasconcelos, que foi transformada em um boulevard (ou calçadão) para fortalecer o turismo em Holambra. Ele é um dos principais pontos turísticos da cidade e um lugar muito agrádavel para passear. Lá encontramos dois dos restaurantes mais famosos da cidade, Martin Holandesa e Casa Bela, além de algumas lojinhas de artesanato e casas de doces.

casas coloridas do boulevard holandes

**Campos de Flores

Esse é o passeio mais esperado da cidade e isso se justifica pela beleza dos campos de flores. A primeira coisa que vocês devem saber é que esse passeio precisa ser reservado com uma agência credenciada. Isso mesmo! Os campos de flores não ficam abertos para visitação.

campo de flores coloridas em holambra

Logo no portal da cidade, quando paramos para tirar fotos, nós pegamos um mapa de Holambra e algumas informações. Nesse material, encontramos o contato dos guias credenciados para fazer esse tour. Nós escolhemos a empresa Real Holambra (contatos: Armando e Marcelo, sócios da empresa).

flores em estufa em holambra

Nossa passeio foi um city tour + a visitação aos campos de flores. Nós conhecemos duas produções de flores e plantas: uma propriedade de gérberas (em estufas) e uma propriedade de crisântemos em campos e estufas. Nesta propriedade também encontramos estufas de lisiantos e campo de rosas vermelhas.

Infelizmente não conhecemos nenhum campo de girassóis, pois eles haviam sido colhidos uma semana antes da nossa visita. Então se vocês quiserem ver alguma coisa específica liguem antes para se informar! Com certeza, nós voltaremos para ver os famosos girassóis e tirar muitas fotos.

campo de flores em holambra

Dica: usem um tênis velhinho, pois é irresistível tirar fotos no meio dos campos de flores, mas esse espaço é de terra e fica cheio de lama. (experiência de quem não pensou nisso e estava usando tênis branco. Desastre total!!)

**Moinho Povos Unidos

Vocês já devem ter visto diversas fotos desse moinho, afinal é um dos símbolos da cidade. (Tiramos diversas fotos, afinal é irresistível para um viajante não ter diversos clicks em um lugar tão lindo.) Ele é uma cópia dos tradicionais moinhos holandeses e foi construído pelo arquiteto holandês Jan Heidra. O Moinho Povos Unidos tem 38,5 metros de altura e funciona pela força dos ventos e moendo grãos. Lá possível obter informações turísticas por meio do atendimento no Serviço de Apoio ao Turista, que está localizado dentro do moinho.

moinho povos unidos com ceu azul de fundo

Onde Comer em Holambra

**Martin Holandesa

Se você já pesquisou sobre Holambra, então o restaurante Martin Holandesa já apareceu nas buscas, afinal é um dos mais conhecidos da cidade. Ele fica no Boulevard Holandês e foi a nossa escolha para o almoço. Como nós queríamos provar mais de um item do cardápio, resolvemos pedir um combinado para experimentar mais opções!

linguiça batatas e croquetes do martin holandesa

**Casa Bela

O Casa Bela é outro restaurante famoso da cidade. Infelizmente, nós não tivemos a oportunidade de visitar, mas vamos voltar na nossa próxima visita! O restaurante é super charmoso, com algumas mesinhas do lado de fora e serve comidas típicas da Holanda.

**Confeitaria Zoet en Zout

Essa é a confeitaria mais famosa da cidade e nós não poderíamos deixar de provar alguns dos doces mais famosos. Nós escolhemos apfelstrudel e uma torta de baunilha. Na verdade, nós queríamos provar o stroopwafel especificamente, que é um biscoito de origem holandesa. Ele significa “waffle com calda” e é formado por duas finas partes de massa em forma de disco.

apfelstrudel da confeitaria zoet en zout

torta de baunilha da confeitaria zoet en zout

Valeu muito a pena provar!! Amamos o stroopwafel da Confeitaria Zoet en Zut e levamos para comer em casa!

**The Old Dutch

Nós não visitamos o The Old Dutch, mas lemos várias indicações em outros sites, então quem tiver mais tempo na cidade, por favor, vistem e nos contem a experiência de vocês.

campo de flores coloridas em holambra

Quem já conhece Holambra pode nos contar sobre a experiência de visitar essa cidade linda nos comentários! Adoraremos ler e quem sabe já anotamos dicas para a próxima visita.

Beijos

10.07 2017
Campos do Jordão

Hoje vamos falar sobre uma cidade que é desejo de muitos viajantes durante a temporada de inverno no Brasil, Campos do Jordão.

Sobre

Campos do Jordão, também conhecida como a Suíça brasileira, é um município localizado no interior do estado de São Paulo, na Serra da Mantiqueira, e é um dos principais destinos turísticos de inverno do Brasil. A cidade fica à altitude de 1.628 metros e possui uma população de 51.157 habitantes (dados do IBGE – 2016).

A melhor época do ano para ir é no inverno (Junho até Agosto), mas visitar Campos fora de época também pode ser uma boa pedida, já que a cidade estará mais vazia e os preços estarão um pouco mais acessíveis.

Como chegar

Depende de onde o viajante está saindo! Se você estiver saindo de uma cidade próxima, então as duas melhores opções são carro ou ônibus, mas se você estiver vindo de um lugar mais distante, então ideal é combinar avião + carro ou avião + ônibus. Eu prefiro ir de carro para ter mais conforto, liberdade e para facilitar alguns passeios pela cidade.

O aeroporto de mais fácil acesso é o Aeroporto Internacional de Guarulhos, que fica a cerca de 170 km de distância (2 horas de viagem). No aeroporto é possível alugar um carro ou pegar um ônibus!

**Saindo de São Paulo

A cidade está localizada a cerca de 170 km de São Paulo e o trajeto pode ser feito de carro ou de ônibus. O trajeto de carro dura cerca de 2 horas e 30 minutos. Quem optar pelo ônibus pode  comprar a passagem pela internet. Nós encontramos opções de passagem no site Busca Ônibus e na Pássaro Marron.

**Saindo do Rio de Janeiro

A cidade está localizada a 350 Km da cidade do Rio de Janeiro e o trajeto pode ser feito de carro ou de ônibus. Quem optar pelo trajeto de ônibus pode entrar no site da Rodoviária Novo Rio e comprar o bilhete online.

** Saindo de Belo Horizonte

A cidade está localizada a 500 km de Belo Horizonte, um pouco mais distante que as duas cidades que falamos acima, então para quem tiver mais disposição carro é uma excelente opção, mas quem preferir vir de avião e alugar um carro ou ir de ônibus também é possível.

Fique de olho: Quem optar por ir de carro deve verificar na sua hospedagem se ela possui estacionamento, pois se a cidade estiver cheia pode ser uma dor de cabeça encontrar um lugar para estacionar. Por isso, quem puder fazer os programas a pé, além de aproveitar o passeio pela cidade, vai economizar o estresse de ficar preso no engarrafamento.

O que fazer

** Baden Baden Cervejaria

Esse passeio é imperdível e, por isso, é tão disputado pelos visitantes da cidade. A cervejaria surgiu no ano de 1999 e hoje é um dos destaques da cidade. Até hoje foram 14 prêmios conquistados, tanto em eventos nacionais quanto internacionais, como o European Beer Star.

Para fazer o tour pela cervejaria é necessário fazer reserva através do telefone (12) 3664-2004, disponível entre 10h e 18h ou presencialmente, na recepção do Baden Tour. Nós aconselhamos fazer a reserva com antecedência, pois a procura é muito grande e você pode correr o risco de não encontrar nenhum horário disponível.

O valor do tour é de R$30,00 por pessoa e crianças entre 2 e 18 anos pagam meia entrada, mas não podem degustar a cerveja e devem estar acompanhados dos responsáveis.

Local: Av. Matheus Costa Pinto, 1653 – Vila Santa Cruz – Campos do Jordão, SP.
Horário: Visitas diárias das 10h às 17h, em intervalos de uma hora.

** Ducha de Prata

É um dos pontos turísticos mais tradicionais da cidade e as duchas foram construídas pelas mãos dos homens para que seus visitantes pudessem se banhar nas águas.

Para quem está de carro, o acesso é bem fácil (1,8 km do centro turístico) e para quem não quiser ir de carro é possível aproveitar o passeio no Trenzinho da Montanha, que faz um city tour saindo do centro em frente ao teleférico e com parada na Ducha. Lá você encontra várias lojinhas que vendem artesanato, malhas e os chocolates produzidos em Campos do Jordão.

**Morro do Elefante

É um dos pontos mais conhecidos da cidade e não pode deixar de ser visitado. Com um contorno que lembra a tromba de um elefante (o que explica o nome), a montanha está a 1.800 metros de altitude e possui uma vista panorâmica incrível de Campos do Jordão.

Existem duas formas para subir: de carro, que é bem rapidinho e grátis, e de teleférico, que fica localizado no Parque do Capivari e custa R$ 16,00.

**Vila Capivari

É a região mais conhecida e frequentada pelos turistas da cidade e na minha opinião é a parte mais charmosa e interessante. Lá encontra-se a maior parte dos restaurantes, bares, cafés e lojinhas. Ao passear pelas ruas dessa região e observar a arquitetura das construções você se sente na Suíça.

**Arborismo

Em Campos do Jordão podemos encontrar vários locais para praticar essa modalidade:

Bosque Jacques Perroy: nesse circuito a velocidade é o principal atrativo, composta por 4 pontes, 8 tirolesas e 1 patinete voador.

Bosque do Silêncio: fica a menos de 2 km do centro turístico do Capivari e possui quatro circuitos.

Circuito Macaco Prego: 13 travessias de 3 a 18 metros de altura, com 3 níveis diferentes na mata, com uso de rapel, várias pontes, falsa baiana, bondinho e terminando numa tirolesa de 200 metros sobre o espelho d’água e pinho-bravo.

Circuito Macaco Bugil: no mesmo estilo do Circuito do Macaco Prego, mas com uma visão diferenciada da Serra da Mantiqueira.

Serelepe: atividade as crianças de 3 a 9 anos composta por pontes, escorregador, bondinho e uma tirolesa de 60 metros, com pequena altura e acompanhamento de monitores especializados.

Pesca da Montanha (sob coordenação do Zoom Aventura): dois circuitos que atendem crianças e adultos. (Arborismo-açú: 12 estações diferentes com 4 tirolesas, com várias pontes/ Arborismo-mirim: 8 estações, destinada as crianças e em uma localização estratégica para que os pais possam acompanhar)

**Horto Florestal

O Parque Estadual de Campos do Jordão é uma área de 8.300 hectares de natureza preservada, com araucárias, trilhas, fauna diversificada, áreas para pic-nic, lojinha de artesanato, passeio de trenzinho e entre outras atividades. Ele também é conhecido como Horto Florestal, um dos parques mais organizados do Brasil.

**Parque Amantikir

Criado em 2007, o Parque Amantikir possui mais de 700 espécies de plantas ao longo dos seu 60.000 m2 e fica aberto à visitação todos os dias do ano. Ele foi eleito pelos usuários do Tripadvisor quatro vezes como A Melhor Opção do Que Fazer na cidade de Campos do Jordão e a cada ano recebe um número maior de visitantes. E, claro, não podemos deixar de dizer que ele proporciona lindas fotos!

Onde Comer/ Beber

A cidade possui diversas opções de restaurante e bares, então vamos falar sobre alguns que já experimentamos. Se vocês tiverem dicas legais para nos passar, por favor escrevam nos comentários que vamos amar experimentar também!

**Baden Baden

Sentar na Baden Baden para tomar pelo menos um chopp é parada obrigatória em Campos do Jordão. Lá você terá a possibilidade de experimentar todas as cervejas da marca e que não são servidas em muitos dos restaurantes e bares da cidade. Além das cervejas, o bar tem um cardápio com opções variadas e deliciosas para saborear em qualquer momento do dia. Lembrem-se que na alta temporada fica bem cheio e a fila de espera é muito grande, por isso, cheguem cedo!

Caso você não consiga visitar a cervejaria da Baden Bden, o bar possui uma lojinha que vende as cervejas da marca e alguns acessórios.

Horário de Funcionamento: segunda à quinta das 11h às 23h/ sexta à domingo e feriados das 11h às 02h

Contato: 12 3663-3610

**Villa di Phoenix

É nossa visita certa das tardes de sábado quando estamos em Campos do Jordão. Para quem quer aproveitar um programa mais animado, com certeza, o Villa di Phoenix é uma ótima opção! Aos sábados, o bar costuma ter música ao vivo e fica bem cheio.

**Mercearia Campos

Nós almoçamos na Mercearia Campos em um domingo e foi uma ótima escolha. A casa tem um cardápio extenso e com muitas opções para todos os gostos (eu experimentei uma sopa no pão italiano que estava uma delícia) e a noite a pedida é o fondue. Aliás, ir a Campos do Jordão e não comer fondue é imperdoável! Hahahaha

**Pastel do Maluf

O pastel do Maluf é muito tradicional e conhecido por aqueles que já visitaram a cidade. Claro que nós não ficaríamos de fora dessa e já provamos o pastel e adoramos! As duas lojas ficam na Vila Capivari.

Hospedagem

A cidade está recheada de opções de hospedagem e cada um deve escolher a que funciona melhor para a sua viagem, mas é sempre importante lembrar o que deve ser analisado.  Os principais critérios para escolher uma acomodação são localização e preço, claro, que podemos incluir outras variáveis, como conforto, número de estrelas do hotel, mas acredito que essas duas estão no topo da lista da grande maioria das pessoas.

Nossas idas para a cidade são frequentes pela proximidade de casa, então já começamos a entender o que funciona para nós. Nós já ficamos em hotel há alguns anos atrás, mas nas últimas duas vezes nós optamos por alugar um apartamento e percebemos que vale muito a pena.

Nós queríamos ficar um pouco mais a vontade e um apartamento proporcionaria isso, além de o preço ser um pouco mais em conta que um hotel, já que nós costumamos ir com grupos de amigos. Nós ficamos hospedados no Chateau Campos do Jordão e amamos! A reserva pode ser feita pelo Booking, nosso site preferido para reserva de hotel.

 

Espero que gostem das dicas e aproveitem que estamos na melhor época do ano para visitar a cidade!

Beijos

Isabelle

Mais conhecida como Belle, carioca, 28 anos, casada e formada em Administração de Empresas. Apaixonada por conhecer novas culturas e pessoas, gastronomia e blogs. Meu sonho é conhecer cada cantinho do mundo e o meu lema é: Viagem é o único bem que compramos que nos torna mais ricos.

Glaucia

Conhecida como Gal, engenheira e cidadã do mundo. Desde criança já amava mapas e sonhava conhecer o mundo. Apaixonada por pessoas e diferentes culturas, topa qualquer tipo de destino. Muito curiosa e inquieta, daquele tipo de pessoa que se atrai pelo que é novo e diferente, está sempre planejando a próxima viagem!

        

Facebook

Instagram

Booking.com

Cotação

1
5.57

Feriados
no Brasil

< VoltarOutubro 2021Próximo >
DSTQQSS
1
2
3
4
5
6
7
8
9
10
11
12

Nossa Sra Aparecida

13
14
15
16
17
18
19
20
21
22
23
24
25
26
27
28
29
30
31